Close

9 de janeiro de 2020

6 Dicas para Organizar Melhor o seu Tempo

Você organiza bem o seu tempo?

Sabe aquela sensação de não termos tempo para “nada” ou aquela dificuldade em administrar as tarefas de casa, as obrigações no trabalho ou mesmo encontrar um tempo para curtir a família?

É verdade que nossas vidas andam mais corridas, com várias atividades para realizar e diferentes papéis para exercer. A questão é: talvez tenhamos tempo suficiente para fazer tudo o que precisamos e o que nos falta é planejamento, ou seja, gestão do tempo. O gerenciamento do tempo exige planejamento, organização e priorização e, representa o controle do seu tempo disponível. O que parece complicado, aos poucos se torna uma hábito e permite uma melhora imediata do seu cotidiano.

Conheça algumas dicas de como organizar melhor seu tempo:

Dica 1: Seja organizado e mantenha um ambiente de trabalho limpo e estruturado.

Resultados positivos e um bom desempenho são fruto, em primeiro lugar, de uma boa organização.

Em um primeiro ponto, organize suas ideias, estabeleça listas de objetivos, tarefas e metas, de modo que possa cumpri-las pouco a pouco, evitando trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo. Quando se trabalha de forma desorganizada, a produtividade cai e ficamos com aquela sensação de cansaço e fadiga.

Além disso, é necessário que seu local de trabalho seja funcional, estando ao seu alcance os materiais de trabalho. Para isto, saiba localizar todo material que precisará para o bom desempenho de suas atividades e busque manter sua mesa sempre organizada. Pequenas mudanças podem fazer a diferença no seu dia.

Dica 2: Evite tarefas que desperdiçam seu tempo e não trazem consigo produtividade e/ou bem estar.

Após estabelecer seus objetivos, busque eliminar ou reduzir as tarefas que gastam tempo e não trazem retorno ou benefício em relação aos seus objetivos e metas. Um exemplo claro é o uso excessivo no celular. Se você fica muito tempo no celular ou em algo infrutífero e nem percebe que o dia já “passou”, talvez seja hora de mudar seus hábitos.

Dica 3: Faça o planejamento do seu dia.

O planejamento evita desperdícios, erros, improvisações, fadigas e retrabalho. Para um bom planejamento, aponte em sua agenda ou em papel todos seus compromissos, metas e pendências, permitindo uma visualização fácil e clara do que precisa fazer. Após, divida as atividades de acordo com os prazos a serem seguidos e o tempo disponível para execução. Não podemos deixar de registrar também atividades rotineiras, como tempo para ler e responder os emails.

Uma boa dica é realizar um planejamento semanal de suas atividades, analisando as pendências, projetos pessoais e profissionais a cada sete dias. É claro que esse planejamento poderá ser adaptado de acordo com os imprevistos e novas atividades que surgirem no caminho, mas isso já permitirá uma melhor produtividade com bem estar.

Dica 4: Priorize  atividades urgentes ou mais importantes

É importante estabelecer, dentre suas atividades e metas, quais delas são inadiáveis, urgentes e mais relevantes.  Com a lista de atividades diárias em mãos, classifique-as de acordo com a urgência e reorganize-as em ordem, do mais ao menos urgente.  Isto evita que deixemos algo muito importante para depois ou mesmo que nos esqueçamos de algum compromisso.

A partir dessa seleção, será possível atuar em uma atividade por vez, com foco e ainda monitorar o progresso em relação às metas diárias.

Dica 5: Evite postergar atividades

Se as atividades precisam ser feitas, adiá-las só torna o procedimento mais demorado e difícil.  Fugir da atividade não fará que ela desapareça! Por isso, quando surgir uma atividade que leve curto tempo, faça naquela hora e já resolva a questão. Evite que aquela pequena pendência não saia da sua cabeça.

Dica 6: Mais uma vez, cuidado com as distrações tecnológicas

Perceba quanto tempo você gasta com redes sociais, como Whatsapp, Instagram, Twitter e com o próprio uso do celular. É claro que essas tecnologias em muito nos auxiliam no dia a dia, permitindo uma melhor comunicação e também entreterimento. Por outro lado, é necessário reservar uma pequena parcela do dia para o seu uso, evitando-se desgaste mental e emocional.

Mais do que isso, é muito importante evitar repetidas interrupções no trabalho ou nas atividades cotidianas para dar aquela “espiadinha” no celular. Note quantas vezes perdemos o raciocínio ou gastamos horas em frente ao celular por conta de uma “breve olhadinha no celular”. Faça do uso moderado do celular um aliado e evite queda de produtividade, frustração e aquela sensação  constante de cansaço.

Essas são pequenas dicas que podem melhorar seu dia a dia. Não perca seu tempo!

Coloque essas dicas em prática, buscando manter o foco e disciplina, perceba a mudança e melhora de produtividade e, qualidade no seu ambiente de trabalho, familiar e social.

Gerir seu tempo adequadamente significa VIVER BEM.

Nós da ATIVA CONTABILIDADE priorizamos e gerimos nosso tempo na busca de soluções adequadas para as demandas de sua empresa, você que ainda não conta com nossos serviços de assessoria e contabilidade, nos procure o quanto antes, não perca mais seu tempo andando por aí e venha conhecer nosso diferencial, assim como nossos clientes que já contam com o apoio de todas as nossas áreas.

Quer ajuda com a contabilidade?

Fale com nossa equipe e solicite agora sua proposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ativa_contabilidade_logoBRANCA.png

Originada em 1993, A ATIVA CONTABILIDADE faz parte de um grupo empresarial prestando serviços e buscando soluções no ramo, onde nossa principal missão é a de agregar valor aos nossos clientes, com preço justo, confiabilidade e segurança.

Solicite um Orçamento

Todos os Direitos Reservados Ativa Contabilidade ®